Você está aqui: Entrada Notícias CM compra Unidade Móvel para servir quatro freguesias
Ferramentas Pessoais
Freguesias
PORTUGAL CONTINENTAL
Mapa
Região Autónoma dos AÇORES
Mapa
Região Autónoma da MADEIRA
Mapa

 

CM compra Unidade Móvel para servir quatro freguesias

A Câmara de Coruche vai adquirir uma Unidade Móvel de Saúde para prestação de cuidados nas freguesias mais afastadas da sede de concelho e que não possuem extensões de saúde, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

A Câmara de Coruche vai adquirir uma Unidade Móvel de Saúde para prestação de cuidados nas freguesias mais afastadas da sede de concelho e que não possuem extensões de saúde, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

Dionísio Mendes (independente eleito pelo PS) assina hoje com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo o protocolo para funcionamento da Unidade Móvel, que deverá começar a servir as populações das freguesias de Santana do Mato, Foros da Branca, Erra e Fajarda a partir do final de Julho ou início de Agosto.

Segundo disse à Lusa, a viatura representa um investimento de cerca de 60.000 euros, que a autarquia quer candidatar ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), mas que decidiu avançar de forma a poder prestar este serviço às populações a partir do Verão.

O protocolo assinado hoje prevê a disponibilização dos meios humanos por parte do Ministério da Saúde, assumindo a autarquia os custos com a viatura e o motorista.

A viatura destina-se a servir uma população de mais de 7.000 pessoas, sobretudo os mais idosos e as populações mais carenciadas e com mais dificuldades de acederem à Unidade de Saúde Familiar (USF) existente na sede do concelho, "sobretudo em tempos de crise".

Dionísio Mendes salientou que o recurso à Unidade Móvel responde às necessidades das populações, já que não existia qualquer expectativa de serem construídas extensões de saúde naquelas freguesias.

Além da Unidade de Saúde Familiar de Coruche, o concelho conta com extensões de saúde nas freguesias da Lamarosa, Biscainho e Couço.

Segundo Dionísio Mendes, a entrada em funcionamento da USF de Coruche melhorou a prestação de cuidados de saúde no concelho, que não vive "situações dramáticas" de carência de recursos humanos como acontece em outros locais.

As Unidades Móveis de Saúde são viaturas equipadas com meios que permitem a realização de exames complementares de diagnóstico (como análises clínicas, electrocardiogramas, exames respiratórios ou de visão), tratamentos de enfermagem, consultas médicas e rastreios.

Acções do Documento
Entrar


Esqueceu a sua senha?

Ainda não está registado no portal da ANAFRE?

Registe-se já Registo

« Maio 2012 »
Maio
Do
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031