PCOC 2010 - Alerta Vermelho 28 Julho
De acordo com o Instituto de Meteorologia, registaram-se nos últimos dias temperaturas máximas e mínimas elevadas, prevendo-se a sua continuação pelo menos até quarta-feira, em todo o território de Portugal Continental
Exmos. Senhores,
De acordo com o Instituto de Meteorologia, registaram-se nos últimos dias temperaturas máximas e mínimas elevadas, prevendo-se a sua continuação pelo menos até quarta-feira, em todo o território de Portugal Continental. Em alguns locais, principalmente nas regiões do interior Norte e Centro, bem como nas regiões do Sul, poderão registar-se valores de máxima entre os 35ºC e os 40ºC e de mínimas superiores aos 20ºC. Os níveis de radiação ultravioleta (UV) também se encontram elevados e existem várias excedências dos níveis de ozono.
Por apresentarem temperaturas elevadas, que podem provocar efeitos nefastos na saúde, os distritos de Braga, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja encontram-se em alerta vermelho. Os distritos da Guarda, Aveiro e de Faro encontram-se em alerta verde, estando os restantes em alerta amarelo.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) avisa a população e as entidades responsáveis para os impactos que as temperaturas elevadas possam ter na morbilidade e na mortalidade e para a necessidade de se tomarem cuidados especiais, particularmente em relação às pessoas mais vulneráreis ao calor, como é o caso das crianças, dos idosos e das pessoas portadoras de patologias crónicas.
Desta forma, agradecíamos que continuassem a proceder à divulgação das seguintes recomendações da Direcção-Geral da Saúde:
População em geral:
• Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitando as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar;
• Nos períodos de maior calor procurar permanecer em ambientes frescos;
• Evitar, sempre que possível, actividades que exijam esforços físicos, nomeadamente actividades desportivas e de lazer;
• Evitar a exposição directa ao sol entre as 11 e as 17 horas.
• Fora de casa, utilizar roupa solta, cobrindo a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com protecção contra radiação UVA e UVB e protector solar com factor igual ou superior a 30.
Situações específicas:
• Os idosos que vivem sozinhos são particularmente vulneráveis, sendo importante que os familiares e vizinhos estejam atentos às suas necessidades de hidratação e de arrefecimento corporal;
• Os trabalhadores no exterior devem procurar proteger-se de forma adequada, não descurando o perigo quer das temperaturas elevadas quer da radiação UV, nomeadamente fazendo uma boa hidratação e pausas regulares em locais mais frescos;
• A utilização das praias e piscinas apenas deverá ocorrer antes das 11 horas ou após as 17 horas, renovando a aplicação de protector solar de 2 em 2 horas;
• As crianças com menos de 6 meses não devem ser sujeitos a exposição solar, e deve-se evitar a exposição directa de crianças com menos de 3 anos;
• As pessoas que sofram de doença crónica ou estejam a fazer uma dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se e seguir as recomendações específicas do seu médico.
Para mais informações, consulte o “Especial Verão” no sitío da DGS (www.dgs.pt) e/ou telefone para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
Com os melhores cumprimentos,
Carla Selada

PORTUGAL CONTINENTAL

