Romaria de Nossa Senhora da Agonia
No próximo dia 20 de Agosto, a Romaria de Nossa Senhora da Agonia sai à rua, cumprindo uma tradição que remonta de 1968.
As festas tradicionais de Viana do Castelo têm início a 20 de Agosto e prolongam-se até 22 de Agosto.
O programa é composto por diferentes actividades, do qual fazem parte o desfile da mordomia, onde desfilam mais 300 festeiras com os seus trajes vermelhos e trajes negros.
Até à passagem da Procissão ao Mar, é possível apreciar o laborioso e dedicado trabalho das gentes da Ribeira nos “tapetes floridos” que se apresentam nas ruas, fruto da devoção à Senhora d’Agonia. A variedade das cores, o fofo dos tapetes floridos, a delicadeza da confecção, transformam o piso duro das ruas da Ribeira na mais bela e policroma alcatifa.
Os ranchos folclóricos e o festival de concertinas asseguram a animação musical. A viagem pela história faz-se no Cortejo Histórico/ Etnográfico e pelo festival do Traje à Vianesa no Castelo de Santiago da Barra.

PORTUGAL CONTINENTAL

