Você está aqui: Entrada Notícias Salgueiro homenageou os “Senhores” da Quinta da Caneca
Ferramentas Pessoais
Freguesias
PORTUGAL CONTINENTAL
Mapa
Região Autónoma dos AÇORES
Mapa
Região Autónoma da MADEIRA
Mapa

 

Salgueiro homenageou os “Senhores” da Quinta da Caneca

A ideia partiu da junta de freguesia do Salgueiro e reuniu no último fim-de-semana quase toda a população da aldeia. Foi um agradecimento pelas benfeitorias dos Senhores Marques da Quinta da Caneca. Na frontaria da Junta de freguesia foi mesmo inaugurado um Memorial que não deixará que o tempo apague a memória de quem chegou a matar a fome a que precisava.

"A História de qualquer família destas terras passa involuntariamente pela história da Quinta da Caneca”, sublinhou ao JF o padre António Gama quando solicitado a contextualizar o acontecimento social que no último domingo levou a população do Salgueiro a enaltecer as qualidades dos primeiros proprietários da Quinta da Caneca.

À saída da missa dominical o povo reuniu-se no largo da igreja e assistiu à inauguração do Memorial que homenageia Francisco Rodrigues Marques (1886-1961) e seu filho, Francisco Eduardo de Oliveira Marques (1926-2010). Foi aliás a morte do sucessor do senhor Marques que levou a junta de freguesia do Salgueiro a avançar com uma iniciativa de reconhecimento a uma família que nos anos 40 “empregou dezenas de pessoas”. No Salgueiro, Francisco Rodrigues Marques “foi quase um pai para quase toda a gente que trabalhou nessa quinta, lá viveu e estudou”, esclarece Paulo Silveira, secretário da junta do Salgueiro. “É portanto uma homenagem justa a quem fez o bem pela nossa aldeia”, acrescenta o autarca sobre um homem cujo filho, Francisco Eduardo de Oliveira Marques, chegou a ser presidente de junta e a mandar “construir alguns dos chafarizes do Salgueiro”. O percurso do benfeitor que também foi autarca consta do livro de actas da junta de freguesia e que é um dos vários objectos que integram a exposição “A Quinta da Caneca nos tempos dos Senhores Marques” que pode ser visitada no Museu da Pastorícia. Na homenagem do último domingo, participaram familiares e amigos dos Senhores Marques, tendo um dos seus descendentes directos, João Marques, agradeceu “penhoradamente”aos autarcas locais e do Fundão o reconhecimento ali prestado e que emocionou Tiago Marques que disse “não tenho palavras para descrever a gratidão e consideração que as pessoas tinham pelo meu pai e pelo meu avô”.

Acções do Documento
Entrar


Esqueceu a sua senha?

Ainda não está registado no portal da ANAFRE?

Registe-se já Registo

« Agosto 2014 »
Agosto
Do
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031