ARQUIVO


Mais dinheiro e competências para juntas de Assentis e Pedrógão
Estão aprovados os acordos de execução de delegação de competências a celebrar com as juntas de freguesia de Assentis e Pedrogão, no concelho de Torres Novas. No caso de Assentis, o valor total a receber do município é de 8.651 euros e 72 horas de equipamentos enquanto que a freguesia de Pedrógão receberá 7.391 euros e 77 horas de apoio técnico.

As propostas foram aprovadas por maioria na última reunião descentralizada do executivo municipal, realizada na sede da Junta de Freguesia de Assentis. Os acordos de execução concretizam a delegação nas juntas de serviços como a gestão e manutenção de espaços verdes; limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros; e realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico e manutenção dos espaços envolventes.

Da verba a transferir para a freguesia de Assentis, 5.078 euros destinam-se à preservação dos espaços verdes e públicos, 1221 euros para as escolas e 2352 euros para as zonas envolventes. O presidente da Junta de Freguesia de Assentis, Leonel Santos, considera que vai ficar “ainda mais limitado do que estava até hoje” e que a verba transferida não é suficiente para executar todo o trabalho necessário. O Centro Escolar de Assentis é a principal preocupação de Leonel Santos, que aproveitou a ocasião para realçar os problemas exixtsntes ao nível das instalações e do sistema sanitário.

Visão diferente tem o presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão, Paulo Simões, que apesar de considerar que “estes valores são escassos”, acredita que a freguesia vai ficar melhor do que estava e mostrar trabalho com os meios disponibilizados pela autarquia. Do bolo total que vai ser transferido para esta freguesia, 5385 euros destinam-se à limpeza de arruamentos, 811 euros para pequenas reparações nos estabelecimentos de ensino, 955,50 euros para zonas envolventes das escolas e 239 euros para espaços verdes.

A Leonel Santos, o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira (PS), deixou o compromisso de que “se o dinheiro não chegar, será feita uma revisão para as juntas não serem penalizadas”. As vereadoras Helena Pinto (BE) e Filipa Rodrigues (CDU) votaram contra estes dois pontos da ordem de trabalhos.

A 5 de Março tinham já sido assinados os acordos de delegação de competências com as juntas de freguesia de Meia Via, Chancelaria, União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago e União de Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca.

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=81034&idSeccao=479&Action=noticia
Mais dinheiro e competências para juntas de Assentis e Pedrógão