ARQUIVO


Milhares de pinheiros oferecidos em Mação
As operações de limpeza e de ordenamento da mancha florestal do concelho de Mação resultaram este ano no corte de milhares de pequenos pinheiros, que a autarquia está a oferecer à população como árvores de Natal.

Os pinheiros, colocados junto à entrada da Câmara Municipal - mais de mil até aos últimos dias -, resultam da limpeza da floresta levada a cabo pelo Gabinete Florestal de Mação, no distrito de Santarém, numa iniciativa que remonta ao ano de 2007, altura em que ocorreram trabalhos no Alto da Caldeirinha para o desenvolvimento de uma Zona de Boas Práticas Florestais.

"Este ano, e como a população já se mentalizou de que não precisa de ir à floresta cortar árvores, muitas vezes de forma desordenada, alargámos o conceito e colocámos pinheiros também à entrada das juntas de freguesia para a população se servir", disse à agência Lusa o vereador e coordenador do Gabinete Florestal da autarquia, António Louro.

Segundo o autarca, "a ideia foi bem acolhida pela população que, ano após ano, já sabe que pode contar com o seu pinheiro de Natal, natural e proveniente da limpeza da floresta. Este ano já levantaram cerca de mil árvores".

Com um concelho composto por 80% de mancha florestal numa área de perto de 400 quilómetros quadrados, o ordenamento florestal é "uma das maiores preocupações" dos responsáveis autárquicos, face ao historial de grandes incêndios florestais.

"Nas zonas percorridas por incêndios, e onde há regeneração natural de povoamentos de pinheiro bravo, nascem todos os anos, 40 a 50 mil árvores por hectare", disse António Louro à agência Lusa.

Para este responsável, "é necessário retirar nestas áreas, de forma ordenada, as árvores em excesso", pelo que, nesta época festiva, a autarquia as disponibiliza "para as pessoas terem a sua árvore de Natal, aliando a vertente pedagógica à defesa e proteção" do território.

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/milhares_de_pinheiros_oferecidos_em_macao.html
Milhares de pinheiros oferecidos em Mação