ARQUIVO


ROTA DO PETISCO MAIS UM ANO EM FERRAGUDO
São muitos e variados os menus que este ano a Rota promete a partir de 5 de setembro e até 13 de outubro, nos 124 estabelecimentos que vão dar sabor à Rota do Petisco 2014.

A Rota do Petisco é um convite a descobrir não só o centro de Portimão (zonas azul, verde, amarela e vermelha com 54 estabelecimentos), mas também a Praia da Rocha (zona laranja com 19 estabelecimentos) ou a vila de Alvor (zona castanha com 23 estabelecimentos), Ferragudo (zona rosa com 12 estabelecimentos), em 2014 a Rota do Petisco também chega à Mexilhoeira Grande (zona lilás, com 4 estabelecimentos) e a Silves (zona vermelha, com 12 estabelecimentos), a zona convidada desta quarta edição.

Esta maratona que abrange Ferragudo pela segunda vez, conta na Vila com 12 estabelecimentos participantes e é fruto de uma parceria entre a Junta de freguesia de Ferragudo e a Teia de Impulsos , que visa promover a restauração local, bem com incentivar a visita à Vila de Ferragudo, dinamizando a sua economia e as suas gentes.

A par da rota , Ferragudo contará ainda nos dias 6 com animação musical no largo Rainha D. Leonor, promovida pela Junta de Freguesia de Ferragudo, para que os petiscadores possam gastar as suas energias no bailarico ou dançando musica popular portuguesa.

Os estabelecimentos aderentes oferecem aos participantes na sua ementa, a modalidade “Petisco”, composta por um pratinho e uma bebida ao preço unitário de 2,50 euros, e a modalidade “Doce Regional”, composta por uma sobremesa e uma bebida, com o preço unitário de 2 euros.

A rota Rosa, a de Ferragudo ainda é novidade e promete para quem atravessar o rio obter em Ferragudo muitos e variados petiscos.

À margem oriental do Arade, chega uma brisa de Sueste. Sinta o inigualável aroma de uma Sopa de Peixe de fazer crescer água na boca. Em Ferragudo, o peixe não é rei – é rainha. Já andou a marchar nos santos populares, já teve uma festa só dela e agora atravessa o rio. Bem temperada em Vinagrete, chega à Casa Grande. É ela quem manda aqui e, por isso, diz-se à Chefe no Tutti Tapas. Toc Toc! Quem é? É a Massada. Massada de quê? De Peixe, o que havia de ser? Os frutos do mar imperam por estes lados. Ai, conquilhas! Havia um conde francês que não lhes conseguia resistir. Se passasse pela Ria, regalar-se-ia com esta bela Canja. Para empurrar, um copo a seguir ao outro e já nem conseguiria contar até 39, número de Taberna que, no cardápio da Rota, apresenta uma fresca Salada de Polvo. Será que tão nobre senhor conseguiria sobreviver à modernidade? O que diria ele se soubesse que, no Café Duplex, as Hambúrgueres são de Camarão e a Sangria ganha tons de azul na Gaivota para acompanhar um bem guarnecido Pratinho de Enchidos? Certamente, nada. Até porque a boca estaria ocupada com outros afazeres. Sigamos os seus passos à procura das várias formas que o pão pode tomar e das suas novas companhias. No Bar de Ferragudo, é o Paté de Atum que se estende opulente sobre ele. Na Hortinha, toma a forma de uma Tosta bem recheada. E mais o Q? Há novas na vila: a francesinha aportuguesou-se e chama-se agora Francisquinha, é senhora de bem e procura petiscador com intenções sérias. Mas a Rota em Ferragudo só termina depois de se adoçar o bico. É passar pela Mercearia da Vizinha e fazer um pedido bem ao gosto da terra: “É uma Torta Melosa e um licor de figo, se faz favor!”.

Como obter um passaporte para o petisco em Ferragudo
Para viver esta maratona de acepipes, basta a qualquer pessoa obter o respectivo passaporte por 1,00 € , com toda a informação necessária e disponível nos estabelecimentos aderentes, bem como no Posto de Correios de Ferragudo gerido pela Junta de Freguesia de Ferragudo.

Por cada estabelecimento frequentado, o petiscador ganha um carimbo no seu passaporte e, ao coleccionarem 15 carimbos ou mais, após validarem os seus passaportes em um dos Postos de Informação da Rota, os participantes terão direito a um brinde de participação (um convite duplo para visitar o Museu Municipal de Portimão) e habilitar-se-ão a ganhar um dos Prémios da Rota. Tal como aconteceu no ano passado, o Passaporte da Rota do Petisco volta a ser solidário, revertendo o custo de 1,00 € na sua aquisição, exclusivamente, para o apoio aos seguintes projetos sociais: Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve, Casa de Nossa Senhora da Conceição, Refeitório Social de Nossa Senhora do Amparo e Vela Solidária.

Estas e outras acções promovem Ferragudo de forma a que continue a ser sempre “Uma Vila com Futuro”
ROTA DO PETISCO MAIS UM ANO EM FERRAGUDO