ARQUIVO


Estudo para Hortas Urbanas de Fraião e Nogueira já arrancou
A Junta de Freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães apresentou recentemente uma proposta à Câmara Municipal de Braga, no sentido de solicitar a colaboração no estudo e execução de duas Hortas Urbanas em Fraião e Nogueira.

O executivo da Junta de Freguesia prevê ainda a execução de um projeto do mesmo âmbito em Lamaçães. Rentabilizar espaços sem utilidade e responder às solicitações da população que clama por espaços onde possa realizar as suas plantações são os dois objetivos deste projeto da Junta de Freguesia. Altino Bessa, vereador do pelouro do ambiente da Câmara Municipal de Braga, acredita que a breve prazo este projeto poderá estar ao dispor da população.

A Junta de Freguesia pretende instalar uma das hortas em dois terrenos que atualmente não possuem qualquer utilidade, localizados na zona da Boavista, entre o Cemitério de Fraião e o tanque público. A existência de um ponto de água, fator essencial para o projeto, facilitou a escolha do local. Já em Nogueira a horta urbana poderá ser instalada na Rua Quinta da Barra, junto à Escola EB 2,3 de Nogueira, contudo o acesso a um ponto de água não é tão acessível como em Fraião e, por isso, a situação está ainda a ser analisada.

Goreti Machado, presidente da Junta de Freguesia, explica que a proposta já foi apresentada à Câmara Municipal e que o estudo para a implementação da mesma já arrancou.

“Queremos dar a todos os habitantes de Nogueira, Fraião e Lamaçães a oportunidade de usufruir de Hortas Urbanas que contribuam para um estilo de vida mais verde e saudável. O projeto já foi apresentado à Câmara Municipal, a quem pedimos colaboração. Recebemos um bom feedback , até porque estamos a falar de uma iniciativa que incorpora os novos desafios de uma cidade limpa e ambientalmente consciente. O estudo para a implementação deste projeto já está em curso e estamos convictos de que as hortas urbanas na freguesia serão mesmo uma realidade muito próxima”, referiu Goreti Machado.

O vereador Altino Bessa já visitou os locais onde deverão ser instaladas as hortas urbanas, referindo que a procura por parte da população no que diz respeito a estes projetos é grande.

“Esta proposta foi apresentada pela presidente da Junta da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães. Temos vindo a incentivar as Juntas de Freguesia a apostar em Hortas Urbanas, em terrenos que estão disponíveis e que têm aptidão para isso, como é aqui caso, que tem água disponível. Hoje a procura e a sensibilização da população em relação às hortas é bastante significativa, no sentido de que os interessados possam fazer as suas plantações”, disse o vereador.

Apesar de existir ainda algum trabalho pela frente, Altino Bessa acredita que o projeto será mesmo para avançar.

“Estamos aqui para procurar arranjar a melhor solução em termos de cedência do próprio espaço e comparticipação com algum trabalho, com uma logística da própria Câmara, no sentido implantar aqui as hortas urbanas. Pelo que aqui vejo, ainda é necessário algum trabalho, nomeadamente aferir como estão em termos de legalização na Câmara, mas estou convencido que a breve prazo vamos conseguir realizar este projeto”, conclui Altino Bessa.

*** Nota do Gabinete de Comunicação da Junta de Freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães ***

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=80907
Estudo para Hortas Urbanas de Fraião e Nogueira já arrancou