ARQUIVO


Espaços do Cidadão a funcionar em pleno no início de 2015
Os seis Espaços do Cidadão a instalar no concelho de Braga devem estar a funcionar em pleno no início de 2015. Entretanto, já em Outubro, a câmara pretende ter operacionais os seus balcões únicos nas freguesias.

Foi em Figueiredo, onde decorrem já as obras de adaptação para acolher um dos seis Espaços Cidadão anunciados para o concelho, que Ricardo Rio fez um ponto de situação deste processo.

Após a assinatura do protocolo, em Julho, com a Agência para a Modernização Administrativa, a Câmara Municipal de Braga tem vindo a encetar contactos com as juntas de freguesia abrangidas por este projecto para identificar os espaços onde vão ser instalados os balcões, avaliar a sua capacidade e avaliar a necessidade de eventuais adaptações para acolher o atendimento ao público.

“O trabalho mais difícil será a interligação das plataformas informáticas, quer com os serviços nacionai s, quer também com os próprios serviços da câmara municipal e do universo municipal, pois qualquer cidadão poderá, por exemplo, adquirir o seu passe da TUB ou pagar a factura da Agere, nestes Espaços do Cidadão”, explicou o presidente da câmara.

Rio realçou que o objectivo é que a descentralização dos serviços da câmara esteja operacional já em Outubro, para que posteriormente se passem ali também a disponibilizar os serviços nacionais (Loja do Cidadão).

Em Figueiredo, o Espaço do Cidadão vai ficar no edifício da Junta de freguesia, decorrendo a com ritmo as obras de adaptação. Marco Oliveira, presidente da junta, não poupou elogios a esta novidade: “é um dos projectos mais interessantes que nós temos. É importante que as juntas de freguesia possam abraçar este tipo de medidas porque também reforçam as nossas competências e profissionalismo”, disse o autarca.
Espaços do Cidadão a funcionar em pleno no início de 2015