Voltar

Agenda da Juventude para a Saúde na Próxima Década 2020-2030

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o apoio de diversos parceiros, promove a iniciativa Agenda da Juventude para a Saúde na Próxima Década 2020-2030, que visa envolver as crianças e os jovens em debates participados sobre a sua saúde e bem-estar e as políticas que lhes são dirigidas nesta área.

Os contributos recolhidos vão apoiar a construção de uma Agenda da Juventude para a Saúde na década 2020-2030, pretendendo-se ainda que sejam úteis ao processo de planeamento em saúde e construção do Plano Nacional de Saúde 2021-2030.

O CNS considera fundamental a promoção de oportunidades de auscultação como esta, identificando as necessidades, expetativas e prioridades das crianças e dos jovens, uma vez que estes grupos populacionais têm sido pouco consultados nas políticas, no planeamento e na tomada de decisões que lhes dizem respeito.

Em parceria com a Direção-Geral de Educação, a partir de novembro de 2020 e até ao final do segundo período, as escolas serão convidadas a realizar debates no âmbito desta iniciativa. Adicionalmente, o CNS disponibilizará um questionário online, através do qual todos os jovens, até aos 25 anos, poderão dar os seus contributos individuais, apoiando assim também a construção da referida Agenda.

Adicionalmente, e em articulação com a Federação Nacional das Associações Juvenis, serão realizados grupos focais com jovens entre os 18 e os 25 anos para recolher, de forma mais estruturada, as suas perceções sobre a sua saúde e bem-estar e estratégias para o seu envolvimento nas políticas e decisões em saúde.

Os resultados desta iniciativa serão tornados públicos no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, em 2021, que se assinala a 7 de abril, e serão discutidos em sessão de debate, em data a determinar, com a participação das crianças e jovens e de todos os parceiros envolvidos.

Refira-se que esta iniciativa é a continuidade de um projeto que arrancou no ano letivo anterior e que foi adaptado à situação de pandemia por COVID-19, no âmbito do qual as escolas promoveram debates sobre o papel das crianças e jovens na promoção da sua saúde e bem-estar, bem como das suas famílias, amigos e comunidade, no contexto da pandemia.

Mais informamos que é possível encontrar mais informação sobre a iniciativa no site do CNS, em http://www.cns.min-saude.pt/ e no Facebook, em https://www.facebook.com/ConsNacSaude.

Imagem