Voltar

Apoie o Eucalipto de Contige, Sátão - Candidato Português a "Árvore Europeia do Ano"

A Junta de Freguesia de Sátão, entidade promotora da candidatura nacional ao concurso europeu, venho ao seu encontro apelando a que apoie o Eucalipto de Contige. Com 145 anos e classificada como Árvore de Interesse Público pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas desde 1964, o Eucalipto de Contige é o candidato português a “Árvore Europeia do Ano.

Em competição com 15 outras árvores europeias, o Eucalipto de Contige (Eucalyptus globulus) vive na EN229, em Sátão, no distrito de Viseu, e pode entrar para a história como o primeiro a vencer o concurso europeu, que se realiza pela 23ª vez e no qual Portugal participa desde 2018.

Esta colossal árvore – tem 43 metros de altura e 11 de diâmetro – terá sido plantada em 1878, para celebrar o nascimento da filha do casal proprietário do terreno à data. Desde então, testemunhou alguns dos momentos mais significativos da história moderna portuguesa, desde a Instauração da República à Revolução dos Cravos.

Considerando o conjunto de altura, copa e perímetro, o Eucalipto de Contige pode ser considerada como a maior árvore de Portugal! O seu interesse para a comunidade local e nacional é tal que quando a EN229 foi construída foi feito um “desvio” para que esta árvore se mantivesse intacta. Imponente e memorial, o Eucalipto de Contige é testemunha viva da cultura, do património e da memória portuguesas.

O concurso “Árvore Europeia do Ano” tem como objetivo sensibilizar a opinião pública para a importância das árvores na cultura natural dos territórios e da sua relação com as pessoas e com as comunidades. Mais que o tamanho, uma árvore é um testemunho, uma herança, um património.

Antes de ser de Sátão, o Eucalipto de Contige é de Portugal!

É neste contexto que apelo à sua participação no concurso – votando na árvore portuguesa – e também a que partilhe o link da votação para que consigamos dar ao Eucalipto de Contige o reconhecimento europeu que merece.

Todos os votos contam e, juntos, podemos fazer com que o Eucalipto de Contige seja a “Árvore Europeia do Ano”.

A votação decorre aqui: https://www.treeoftheyear.org/vote

 

Imagem