Voltar

Movimento cria Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais

Movimento cria Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais

 

 

  • O projeto visa identificar as melhores práticas das autarquias locais que contribuem para melhorar a vida de quem cuida

 

Ajudar os cuidadores informais é a primeira e principal missão do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que acaba de lançar a 1.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). Trata-se de um projeto que irá identificar e distinguir através de um selo as autarquias locais que adotem as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

 

As medidas podem ser diferentes na sua forma ou aplicação, tendo o mesmo fio condutor: facilitar a vida aos milhares de cuidadores informais que, em Portugal, desempenham uma tarefa nem sempre reconhecida e cujos apoios para tal, de acordo com o mais recente inquérito nacional – O que é ser Cuidador Informal em Portugal? – não são suficientes. Ao todo, 81,3% dos mais de mil inquiridos no estudo divulgado pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais confirmam isso mesmo, reforçando a necessidade de auxílio na prestação de cuidados (46,9%), apoio financeiro (39,6%) e apoio psicológico (13,5%).

 

Todos os municípios e freguesias estão, por isso, convidados a participar!

 

O Selo da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais distingue a aplicação das melhores práticas aos que obtiverem as melhores avaliações globais, numa escala de 1 a 5, por aplicação de critérios como: práticas inclusivas, medidas de apoio, respostas sociais, dinamização ou financiamento de projetos, existência de recursos humanos dedicados aos cuidadores informais ou inovação/importância estratégica para estes cuidadores.

 

Nesta 1.ª edição da RACCI, as inscrições decorrem até 31 de julho, podendo as autarquias locais submeter a sua candidatura através do formulário criado para o efeito no website www.movimentocuidadoresinformais.pt.

 

Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais

 

Sobre o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

Reconhecidos recentemente por um Estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores têm estado em destaque nos últimos tempos. E é porque, apesar de insubstituíveis, muitos continuam ainda invisíveis, que a Merck Portugal decidiu, no seguimento de um projeto corporativo global, o “Embracing Carers”, lançar em conjunto com várias associações parceiras um Movimento que tem como missão “Cuidar dos Cuidadores Informais”.

 

A missão do Movimento é ajudar os cuidadores informais, tornando visível e reconhecido o seu contributo, nas mais diversas áreas e doenças em que esta figura tem um papel fundamental. Composto por uma parceria entre várias associações de doentes e de cuidadores, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais tem como objetivo perceber o que ainda falta fazer pelos cuidadores informais em Portugal, melhorando a qualidade de vida de todos os doentes / pessoas cuidadas.

 

 

 

 

Imagem