
A ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias está a divulgar junto das freguesias e das comunidades informação e recursos de apoio à prevenção dos riscos associados às temperaturas elevadas, ondas de calor e incêndios rurais. Esta é uma forma de alertar para a importância da preparação dos territórios face às temperaturas elevadas, ondas de calor e ao aumento do risco de incêndios rurais durante os meses de verão.
No âmbito da proteção da saúde pública, a ANAFRE destaca a publicação do novo guia da Direção-Geral da Saúde (DGS) com recomendações destinadas a municípios e freguesias para a proteção das populações durante períodos de calor extremo. O documento sublinha o papel das autarquias locais na preparação e resposta a estes fenómenos, em articulação com os diferentes parceiros, e alerta para os riscos associados às temperaturas elevadas, nomeadamente a desidratação, o aumento da mortalidade, que afetam, sobretudo, os grupos mais vulneráveis.
Paralelamente, e num contexto marcado pelo período mais crítico de incêndios rurais, a ANAFRE divulgou o Caderno de Sensibilização “Incêndios Rurais: o que fazer antes, durante e depois”, disponibilizado pela Escola Nacional de Bombeiros. O recurso reúne recomendações práticas para a prevenção do risco, a identificação de situações de perigo e a adoção de procedimentos que permitam uma resposta mais eficaz em contexto de emergência. Para o Presidente da ANAFRE, Francisco Brito, “a prevenção começa na informação e na capacidade de preparação das freguesias e das comunidades”.