ARQUIVO
Projeto "Raízes" - escolhido para integrar a 6ª Geração do Programa Escolha
Com a divulgação dos resultados das candidaturas à 6.ª Geração do Programa Escolhas, a União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão viu renovada a confiança no trabalho até aqui desenvolvido. A qualidade do trabalho concretizado em prol dos jovens foi validado positivamente, possibilitando de novo ver o Projeto “Raízes” como um dos oitenta e oito projetos de inclusão social para crianças e jovens de contextos vulneráveis, a nível nacional, a ser financiados até dezembro de 2018. A decisão do júri nacional foi anunciada no passado dia 22 de janeiro e resultou da análise de duzentas e quarenta e sete candidaturas recebidas.
Após o término da 4ª Geração, o Projeto “Raízes” continuou em atividade, integrado no Gabinete Técnico de Intervenção Comunitária, da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão e a ser, na sua totalidade, financiado e gerido exclusivamente pela autarquia local.
Desde o ano de 2013 que o projeto foi tendo sucessivas alterações, deixando de contar com alguns recursos e atividades existentes, não deixando no entanto a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão de acentuar a necessidade da intervenção deste projeto junto das comunidades jovens, mesmo que para isso tivesse de ter havido, como houve, um esforço financeiro maior da autarquia.
O “Raízes”, agora abrangido pelo Programa Escolhas, irá contar com um financiamento no valor aproximado de 196.000€ para os próximos três anos, tendo como entidade promotora a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão e como gestora a Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil (APDJ). Além disso conta ainda com um vasto leque de parceiros locais que, em conjunto, fazem renascer a possibilidade de o “Raízes” voltar a surgir com todas as atividades necessárias para a dinamização do território e para a inclusão das crianças, jovens e familiares que nele habitam.
A partir do dia 1 de abril, data em que arrancará, vão ser diversas as atividades e programas para os próximos três anos das quais se destacam a academia de estudos, as atividades desportivas (natação, futebol e pilates); culturais (clube de dança, oficina de expressão dramática, ateliê cultural e pedagógicas (fórum jovem, criação de uma horta pedagógica, programa anti-bullying, entre outras).
Com estas atividade pretende-se promover o aumento e/ou desenvolvimento de competências escolares, pessoais e sociais das crianças e jovens, por via da educação formal e não formal, fomentando o sucesso, a inclusão escolar e a interiorização de regras, normas e valores consciencializando os mesmos para a convivência societal.
Entidade promotora: UFMMA; instituição gestora: APDJ.
Instituições parceiras: Agrupamento de Escolas Ruy Belo, Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sintra Oriental, Câmara Municipal de Sintra, Associação de Moradores do Bairro 1º de Maio, Centro Shotokai de Queluz, Polícia de Segurança Pública – Divisão de Sintra e Associação de Filhos e Amigos de Farim.
Sobre o Programa “Escolhas”
De referir que o Programa Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2011, promovido pela Presidência do Concelho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações e Financiado pela Direção Geral da Educação e pelo Instituto da Segurança Social que conta com o cofinanciamento do Fundo Social Europeu/Portugal 2020 e Programas Operacionais Regionais de Lisboa e Algarve.
Esta 6.ª geração irá envolver aproximadamente, em cada ano, 22 600 participantes de contextos vulneráveis de cinquenta e quatro concelhos e conta com oitocentos e quarenta entidades parceiras entre municípios, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, comissões de proteção de crianças e jovens em risco, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), associações de imigrantes, e instituições particulares de solidariedade social, entre outros.
Massamá e Monte Abraão, 23 de fevereiro de 2016
Mais informações:
Sofia Lopes | União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão
Telemóvel: 96 358 96 28 - Telefone: 21 439 23 31