ARQUIVO


Câmara de Valongo candidata 1,3ME em obras desportivas e transfere 5,4ME para juntas
Valongo vai candidatar a fundos comunitários quatro equipamentos desportivos no valor de 1,3 milhões de euros, foi hoje decidido em reunião de câmara, na qual também foi aprovada a transferência de 5,4 milhões para as juntas de freguesia.

Apesar de ter gerado discussão entre o executivo socialista e a coligação PSD/PPM, hoje foi aprovado, por unanimidade, o lançamento de candidaturas a fundos comunitários no valor total de 1.279.500 euros.

Conforme se lê nas propostas destes projetos - constituídos no âmbito do programa ON.2-Novo Norte - em causa estão o Pavilhão dos Montes da Costa (350.000 euros), localizado em Ermesinde, o Campo de Futebol de Sobrado (332.000 euros), prevendo-se a colocação de relvado sintético e modernização de balneários, o Pavilhão Municipal de Valongo (187.000 euros) o que inclui a substituição da cobertura de fibrocimento, bem como o Estádio Municipal de Valongo (410.000 euros), cuja obra contempla uma bancada e um parque de estacionamento.

A propósito deste tema, João Paulo Baltazar (PSD/PPM) aproveitou para lançar um ultimato ao executivo liderado, sem maioria, pelo socialista José Manuel Ribeiro, lembrando-o que todos os partidos haviam consertado que as obras no campo do Sobrado deveriam ter uma solução a tempo da época desportiva 2014/15, uma vez que este clube vai disputar provas nacionais.

"Se esta proposta [a que agora será apresentada a fundos comunitários] se gorar, tem de estar inscrita uma solução no orçamento de 2015, sob pena do PSD não o votar favoravelmente", disse Baltazar que, além desta "declaração de princípios", lamentou a "falta de ambição das candidaturas apresentadas".

A coligação PSD/PPM desejava que mais equipamentos fossem alvo de propostas, mas a esta crítica José Manuel Ribeiro respondeu que estas são nas "candidaturas possíveis no momento", bem como as "mais sensatas", não se tratando, garantiu o presidente da câmara, de "exagerada humildade".

O autarca, eleito em setembro para substituir os sociais-democratas referiu que atualmente o Município não tem capacidade de executar com capitais próprios as obras em causa, por ter aderido ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) para regularizar as dívidas da autarquia.

A câmara de Valongo também aprovou hoje, finalizando um processo que data de abril, os acordos de execução, para concretizar a delegação de competências para as juntas de freguesia, prevista na lei 75/2013.

No total, ao longo de quatro anos, serão transferidos cinco milhões de euros para as quatro juntas de freguesia do concelho: Alfena, Campo/Sobrado, Ermesinde e Valongo.

Estes acordos de execução, cujas verbas se referem a recursos humanos, financeiros e patrimoniais, terão ainda de ser aprovados pela Assembleia Municipal de Valongo e pelas Assembleias de Freguesia.

Fazem parte destes acordos áreas como a gestão e manutenção dos espaços verdes, a varredura e pequenas obras de reparação e manutenção dos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.

http://portocanal.sapo.pt/noticia/33675/
Câmara de Valongo candidata 1,3ME em obras desportivas e transfere 5,4ME para juntas