ANAFRE promove sessões de trabalho para aproximar as freguesias das oportunidades de financiamento europeu

A ANAFRE promoveu, entre junho e julho, um conjunto de sessões de trabalho no âmbito da iniciativa “Freguesias, Fundos e Programas da Comissão Europeia”, reunindo autarcas e técnicos de freguesia de várias regiões do país com o objetivo de dar a conhecer oportunidades de financiamento europeu, reforçar a cooperação entre territórios e recolher contributos para o desenvolvimento de futuras iniciativas de apoio às freguesias.
As sessões decorreram em Vila Franca de Xira, Ponte da Barca, Covilhã, Santa Comba Dão e Pombal, envolvendo representantes de dezenas de juntas de freguesia. Ao longo destes encontros, a ANAFRE promoveu momentos de partilha sobre instrumentos de financiamento e cooperação disponibilizados pela Comissão Europeia, incentivando igualmente a identificação de prioridades, desafios e constrangimentos sentidos pelas freguesias no acesso a estes programas. A iniciativa integra-se na estratégia da ANAFRE de reforçar a capacitação das freguesias, com o objetivo de demonstrar que as oportunidades de financiamento vão muito além do PT2030 e sensibilizar os participantes para outros programas europeus e para o futuro programa +Freguesias, destinado aos associados da Associação.
Além da componente informativa, as sessões constituíram um espaço de escuta ativa e permitiram recolher contributos, necessidades e ideias de projeto que irão apoiar a definição de futuras ações de formação, assistência técnica e desenvolvimento de instrumentos de apoio às freguesias. Em Vila Franca de Xira, a sessão reuniu autarcas e técnicos de mais de 50 freguesias. Em Ponte da Barca, participaram representantes de 25 juntas de freguesia dos distritos de Braga e Viana do Castelo. Na Covilhã, a iniciativa contou com a presença de 38 freguesias dos distritos de Castelo Branco e Guarda, enquanto em Santa Comba Dão estiveram representadas 32 juntas de freguesia dos distritos de Coimbra e Viseu. Já em Pombal, a sessão reuniu 61 participantes e contou com o apoio das Delegações Distritais da ANAFRE de Coimbra e Leiria, constituindo mais um momento de reflexão e recolha de contributos sobre o acesso aos programas e fundos da Comissão Europeia.
Ao longo das diferentes sessões participaram responsáveis da ANAFRE, entre os quais os Vice-Presidentes Ricardo Marques, José Padrão, Jorge Amador e Luís Correia, bem como coordenadores distritais da Associação e representantes das freguesias anfitriãs, sendo os trabalhos dinamizados por Miguel Carneiro, Adjunto do Conselho Diretivo da ANAFRE. Através desta iniciativa, a ANAFRE está a percorrer o território nacional com o objetivo de capacitar as freguesias para identificar e aproveitar oportunidades de financiamento e de cooperação europeia, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios e para uma maior proximidade às políticas da União Europeia.